Roteiro
10/07 (qui) - SÃO PAULO
Apresentação no Aeroporto Internacional de Guarulhos para embarque com destino ao Egito.
11/07 (sex) - CAIRO
Chegada no aeroporto do Cairo, recepção e traslado ao hotel para jantar e descanso.
12/07 (sab) - MUSEU DA CIVILIZAÇÃO - PIRÂMIDES - SAQQARA – MÊNFIS
Café da manhã e saída para visitarmos o Museu Nacional da Civilização Egípcia, onde visitaremos as relíquias arqueológicas do Antigo Egito, mais de 50 mil artefatos da civilização egípcia desde a pré-história até os dias atuais. Continuação em direção às famosas Pirâmides do Egito e a Esfinge, as únicas antigas maravilhas do mundo antigo que ainda estão em pé e por onde, muitas vezes, passaram José e Moisés. Continuação e visita à pirâmide antiga, construída na 3ª Dinastia para o Rei Djoser, sendo o monumento de pedra mais antigo do mundo, construído em Saqqara em 2650 a.C. Visita às ruínas da cidade de Mênfis capital durante todo o Império Antigo, fundada por Menés o primeiro Faraó, que unificou as duas terras do país – Alto e Baixo Egito. Retorno ao hotel, jantar e descanso.
13/07 (dom) - MESQUITA DE ALABASTRO - CIDADELA DE SALADINO - BAIRRO CRISTÃO
Café da manhã e visita à Cidadela de Saladino, que foi fundada em 1.176 pelo famoso líder árabe Saladino, que foi sede do governo egípcio por quase 700 anos, construída com o propósito de proteger a cidade dos cruzados. Nessa Cidadela conheceremos a Mesquita de Alabastro, também conhecida por Mesquita de Mohammed Ali, uma construção do século XIX. Visita ao Bairro Copta (Bairro Cristão), à Igreja considerada mais antiga do Egito, e datada no século IV d.C. O local segundo a tradição abriga a gruta em que a família de Jesus permaneceu um período quando se refugiou no Egito, fugindo da perseguição do rei Herodes. Em horário estabelecido, saída em direção ao Aeroporto do Cairo com destino a cidade de Aswan. Chegada ao hotel, jantar e descanso.
14/07 (seg) - CRUZEIRO PELO RIO NILO - ASWAN - PHILAE - KOM OMBO
Café da manhã no navio e saída para conhecer o Templo de Filae, sobre uma pequena ilha no meio do rio, nas terras dos núbios. O Templo de Philae começou a ser construído no reinado de Ptolemeu II, no século II a.C. É considerado um grande feito de engenharia. Na década de 60, ameaçado pelas águas do Lago Nasser, criado em decorrência da construção da represa de Aswan, através de um envolvimento da comunidade internacional, o templo foi removido para a atual localização em uma ilha, em um ponto mais alto. Saída com cruzeiro. Em seguida chegada ao estupendo Templo de Kom Ombo que fica em frente ao Rio Nilo e foi erguido na era ptolemaica por Tutmosis III e redecorado por Cleópatra, que conta através de hieróglifos em suas paredes, sua história e de seu filho com o imperador romano Júlio César. Esse é um dos Templos mais bem conservados de todo o Egito e o segundo maior também. Ao lado do Templo de Kom Ombo visitaremos o Museu dos Crocodilos. Depois, retorno ao navio e continuação do cruzeiro em direção a Edfu. Jantar no navio e descanso.
15/07 (ter) - CRUZEIRO PELO RIO NILO - EDFU
Café da manhã no navio e chegada a Edfu, onde desembarcaremos para conhecer o magnífico Templo de Edfu, um dos mais bem preservados do Egito (por ter ficado coberto pelas dunas por anos), e o último templo a ser usado pela antiga religião egípcia até o edito do imperador romano Teodósio I, em 391, proibindo as religiões não-cristãs. O Templo é mais uma obra espetacular de Ramsés II e foi construído entre 1350 e 180 a.C. Nesse templo é possível conhecer um relógio de água (nilômetro), que marcava as cheias anuais do rio Nilo. Depois, retorno ao navio e continuação pelas águas do Nilo em direção a Luxor. Jantar no navio e descanso.
16/07 (qua) - CRUZEIRO PELO RIO NILO - VALE DOS REIS - LUXOR - KARNAK
Café da manhã no navio e chegada a antiga cidade de Tebas, mencionada várias vezes no Antigo Testamento. Desembarque e visita ao Vale dos Reis,
onde foram encontradas múmias de Ramsés II (considerado o faraó do Êxodo) e Tutancâmon, com seus tesouros inigualáveis. Continuação em direção a Deir El-Bahri, onde conheceremos o Templo de Hatshepsut, uma das primeiras faraós mulheres do Egito. Visita aos Templos de Luxor e Karnak, os maiores e mais importantes do Egito, por onde certamente passaram muitas vezes José, quando era governador do Egito, e Moisés quando ainda era príncipe do faraó. No final do dia, saída em direção ao aeroporto de Luxor com destino a cidade de Sharm El Sheikh, na península do Sinai. Jantar no hotel e descanso. Para quem optar, às 22h00 é realizada a subida do Monte Sinai. Após a chegada no Mosteiro de Santa Catarina, caminha-se por cerca de 4 km até a base do Monte Sinai. Entre a base e o pico, existe uma escadaria escavada na rocha com cerca de 4.000 degraus, chamada “o caminho de Moisés”. A subida é feita com guias beduínos e dura a noite toda (aproximadamente 10 horas), retornando pela manhã ao Mosteiro de Santa Catarina.
17/07 (qui) - SHARM EL SHEIKH - MAR VERMELHO - SUBIDA AO MONTE SINAI
Tempo de descanso e renovação das forças em um dos balneários mais famosos do mundo.Teremos tempo para aproveitar um merecido mergulho em uma bela praia no Mar Vermelho, o mar que teve as suas águas divididas para a passagem do povo de Israel, conforme nos relata o livro do Êxodo. Jantar no hotel e descanso.
18/07 (sex) - SHARM EL SHEIKH - RÉPLICA DO TABERNÁCULO - PARQUE TIMNA -GALILÉIA
De madrugada saída do hotel em direção à fronteira da terra de Israel. Após o processo de travessia da fronteira, na moderna cidade de Eilat, saída em direção ao deserto do Neguev, para visita ao Parque Timna localizado no coração do deserto israelense com uma deslumbrante paisagem natural, e onde visitaremos uma réplica nas mesmas proporções do Tabernáculo construído por Moisés. Saída em direção a região da Galileia. Chegada no hotel para jantar e descanso.
19/07 (sab) - MAR DA GALILÉIA - CAFARNAUM - MAGDALA - TABGHA - RIO JORDÃO
Café da manhã e saída para passeio de naio pelo Mar da Galileia, também conhecido como mar de Tiberíades, lago de Genesaré e Yam Kinneret (no
hebraico), sendo um extenso lago de água doce localizado no Distrito Norte de Israel. Veremos também o antigo navio de pesca de madeira do tempo de Jesus em excelente estado, descoberto no lago por acidente. Conheceremos os principais pontos do ministério de Jesus, como o Monte das Bem Aventuranças, palco do sermão do monte, o mais famoso sermão de Jesus, Tabgha palco do milagre da multiplicação dos pães e peixes, e as ruínas da sinagoga de Cafarnaum, onde Jesus viveu e estabeleceu seu ministério. Oportunidade no almoço de saborear o famoso peixe de São Pedro. Continuação a Cidade de Magdala, local do nascimento de Maria Madalena e que foi uma pequena e importante aldeia localizada na costa noroeste do Mar da Galileia, onde Jesus foi após alimentar às quatro mil pessoas. Visita ao Yardenit, local de batismo no Rio Jordão. Retorno ao hotel, jantar e descanso.
20/07 (dom) - MONTE CARMELO - NAZARÉ - MONTE DO PRECIPÍCIO - CESARÉIA -JERUSALÉM
Café da manhã e saída em direção ao Monte Carmelo, onde o profeta Elias conseguiu invocar a presença de Deus e vencer a disputa com os profetas de Baal. Prosseguindo na viagem cruzaremos o vale em direção ao Monte do Precipício, em Nazaré, onde Jesus passou sua infância e adolescência e de onde temos uma belíssima visão panorâmica da cidade e de todo o Vale do Armagedon, palco da batalha do Juízo Final, segundo o livro de Apocalipse. Continuidade da viagem em direção às ruínas de Cesaréia Marítima, cidade construída pelo rei Herodes que funcionou como capital da província da Judéia na época de Jesus e onde morava o procurador romano Pôncio Pilatos. Depois continuação em direção à cidade santa de Jerusalém, capital eterna e indivisível dos judeus. Chegada no hotel, jantar e descanso.
21/07 (seg) - JERUSALÉM - MONTE DAS OLIVEIRAS - MONTE SIÃO - JERICÓ - MONTE DA TENTAÇÃO - QUMRAN
Café da manhã e saída bem cedo em direção ao topo do Monte das Oliveiras, de onde temos a mais tradicional vista da cidade velha de Jerusalém e da esplanada do templo. Descida a pé em direção ao Getsêmani e o Jardim das Oliveiras, onde Jesus chorou e foi preso pelos romanos. Também veremos o túmulo do Rei David e o Cenáculo, local da última ceia de Jesus com seus discípulos e do Pentecostes. Continuação com saída em direção a região de Jericó, para visita ao sítio arqueológico de Qumram, onde viviam os Essênios e com quem provavelmente viveu João Batista, e onde foram encontradas as cópias mais antigas de que se tem notícia de todos os livros do Antigo Testamento. Em seguida saída em direção a cidade de Jericó, onde visitaremos a fonte de Elizeu, as ruínas das muralhas da época de Josué, a figueira-brava de Zaqueu e o Monte da Tentação, para onde Jesus foi levado durante sua provação. Saída de retorno para Jerusalém. Retorno ao hotel, jantar e descanso.
22/07 (ter) - JERUSALÉM - MUSEU ISRAEL - MURO LAMENTAÇÕES - MUSEU HOLOCAUSTO - MERCADO ARÁBE
Café da manhã e saída em direção ao Museu de Israel, onde visitaremos a famosa maquete de Jerusalém da época de Jesus e conheceremos o Santuário do Livro, onde estão guardados os Pergaminhos do Mar Morto. Continuação em direção ao Yad VaShem, o Museu do Holocausto, onde conheceremos um pouco mais sobre a tragédia que se abateu sobre o povo judeu na Europa no século XX. Mais tarde, saída em direção ao Muro das Lamentações, último resquício do que um dia foi o Templo de Jerusalém na época de Jesus. Visita ao Centro Davidson e Parque Arqueológico onde conheceremos as ruínas de diferentes épocas do Templo, inclusive as escadarias que levavam ao Templo na época de Jesus. Em seguida visitaremos a Cidade de Davi para conhecer as escavações da cidade construída pelo Rei Davi, em uma pequena colina, há 3 mil anos, visitaremos o Poço de Warren, Túnel de Ezequias e o Tanque de Siloé. No final do dia, tempo para compras no Mercado Árabe. Retorno ao hotel, jantar e descanso.
23/07 (qua) - JERUSALÉM - TANQUE DE BETESDA - VIA DOLOROSA - GÓLGOTA
Café da manhã e saída bem cedo em direção ao Tanque de Betesda, palco de um dos milagres mais importantes de Jesus, a cura do paralítico no Sábado. Visita à Fortaleza de Antônia, palco da prisão e julgamento de Jesus. Continuação pela Via Dolorosa até a Porta de Damasco, que é a única original da época de Jesus, até o Jardim do Túmulo, do lado de fora das muralhas da Cidade Velha, onde visitaremos o Gólgota – famosa colina em forma de caveira onde eram crucificados os criminosos no tempo de Jesus – e o túmulo que pertencia ao aristocrata José de Arimatéia e que foi cedido a Jesus quando da sua crucificação. Tempo para reflexões, celebração da Santa Ceia e entrega de certificados de peregrinação à Terra Santa assinados pelo Ministro de Turismo de Israel e o prefeito de Jerusalém. Saída em direção a fronteira da Jordânia. Após a passagem pela fronteira, chegada no hotel, jantar e descanso.
24/07 (qui) - BETÂNIA DE ALÉM DO JORDÃO - GILEADE - MONTE NEBO - RIO JORDÃO - VALE DE JABOQUE
Café da manhã e saída em direção a Betânia de além do Jordão, local da travessia de Josué com o povo de Israel. Visita ao local onde o profeta Elias
subiu ao céu em um redemoinho, conforme a tradição. Visita ao Rio Jordão, no local onde João Batista batizou o Senhor Jesus. Continuação em direção ao Monte Nebo (terra de Moabe) e visita a montanha de onde Moisés vislumbrou Canaã, e conforme o relato bíblico foi recolhido por Deus, como havia sido seu irmão, Arão (Deuteronômio 32). Teremos uma maravilhosa vista panorâmica do vale onde se encontra Gileade. Saída em direção ao Vale do Jaboque, onde Jacó “lutou” com Deus, e como resultado teve a sua junta da coxa deslocada, mudando seu nome para Israel e por fim abençoado. Retorno ao hotel, jantar e descanso.
25/07 (sex) - MAR MORTO
Café da manhã e dia livre para aproveitar um resort às margens do Mar Morto, para banho nas famosas águas onde ninguém afunda. O Mar Morto tem a maior concentração de minerais do mundo, tem mais de 60 km de comprimento por 15 km de largura em sua extensão máxima. Opcional nesse dia, visita a cidade de Petra, cidade esculpida nas rochas vermelhas, patrimônio mundial da UNESCO. Jantar no hotel e descanso.
26/07 (sab) - SÃO PAULO
Em horário a ser estabelecido, bem cedo, saída em direção ao Aeroporto de Amã, capital da Jordânia, e embarque em direção ao Brasil. Chegada ao
Aeroporto Internacional de Guarulhos.
FIM DOS NOSSOS SERVIÇOS
Roteiro sujeito a alterações sem aviso prévio.